Serviços

O que oferecemos

Atendimento 24h

Estamos prontos para atender nossos pacientes 24 horas por dia. Assim nossos clientes não precisam se preocupar com a saúde do seu animal tendo que esperar o dia seguinte para ser atendido. Nós não descansamos para garantir a sua tranquilidade.

Carinho e dedicação não têm intervalo. Para nós, tempo é vida.

Castração

Veja como funciona o processo de castração na Cãoboy para tirar suas dúvidas:

Pré-cirurgia: Realizamos uma avaliação pré-cirúrgica, incluindo exames laboratoriais, com o objetivo de detectar possíveis doenças que colocariam o procedimento em risco. O profissional então determina qual o melhor tipo de anestesia para o animal. Contamos com um profissional especializado em anestesiologia, que será o responsável pela aplicação da anestesia e fará acompanhamento de todo o processo cirúrgico, visando segurança extra.

Cirurgia: Durante o procedimento, o animal dorme, descansa, recebe auxílio para respirar, seu ritmo cardíaco é monitorado e o principal, não sente dores.

Pós-cirurgia: O animal fica em observação até que esteja seguro para retornar à casa, sob orientações do médico veterinário. Não há graves restrições e muito em breve o animal retoma suas atividades normais, porém com os hormônios já alterados e com todos os benefícios que a castração traz, incluindo a eficácia na prevenção de várias doenças no futuro, como o câncer.

Cirurgias de tecidos moles

Os cães e gatos podem apresentar várias afecções que necessitem de cirurgias, seja terapêutica ou eletiva (castração por exemplo).

A cirurgia de tecidos moles é o procedimento cirúrgico realizado no trato digestório, urinário, reprodutor, respiratório, endócrino, tegumentar, entre outros, com exceção de sistema osteomuscular. Contamos com uma equipe especializada e com experiência para a realização de cirurgias simples até as mais complexas.

Clínica geral

A Cãoboy possui profissionais clínicos gerais para realização de consultas em geral, check ups e avaliação dos mais diversos problemas. Quando necessário, são os responsáveis por encaminhar o paciente para atendimento de especialidades.

Atenção! Realizamos consultas também com hora marcada, inclusive achamos ideal por evitar filas de espera, e o retorno pode ser feito em até 15 dias, sem custos adicionais. Dessa forma, poderemos avaliar a adaptação do seu animal ao tratamento indicado, bem como a evolução do quadro clínico.

Clínica de especialidades

A Cãoboy conta com uma equipe especializada nas áreas de: acupuntura, anestesiologia, cirurgia,dermatologia, endocrinologia, homeopatia, neurologia, odontologia, oftalmologia, oncologia, ortopedia, além de outros atendimentos específicos. Tudo para oferecer as mais diversas soluções a seus animais de estimação.

Atenção! Realizamos consultas também com hora marcada, inclusive achamos ideal por evitar filas de espera, e o retorno pode ser feito em até 15 dias, sem custos adicionais. Dessa forma, poderemos avaliar a adaptação do seu animal ao tratamento indicado, bem como a evolução do quadro clínico.

Eletrocardiograma

O eletrocardiograma é um exame que avalia a atividade elétrica do coração. Consiste em colocar eletrodos em algumas partes especificas do corpo do pet e o registro ocorre por meio de ondas. É um procedimento rápido e indolor utilizado para o diagnóstico, controle e prognóstico de doenças cardíacas e até mesmo alterações eletrolíticas.

Ecodopplercardiograma

O Ecodopplercardiograma é um exame de imagem obtido por meio da ultrassonografia cardíaca, permitindo assim, a avaliação da anatomia, morfologia e funções do coração. Também é possível a visualização do sentido e intensidade do fluxo sanguíneo. É um exame fundamental para diagnosticar as cardiopatias, tanto congênitas quanto adquiridas.

Exames

A Cãoboy realiza diversos exames para comodidade de seus clientes e para a agilidade no atendimento dos pacientes. Confira alguns dos exames que a clínica realiza:


Exames por imagem:

– Ultrassom
– Raio X
– Ecocardiograma


Laboratoriais:

– Biópsias
– Exames de Hematologia (temos Hemograma em 1 minuto)
– Exames de Bioquímica
– Exames de Parasitologia
– Exames de Urinálise
– Exames de Microbiologia
– Exames de Hormônios
– Exames de Imunologia
– Exames de Biologia Molecular
– Exames de Citologia e Hispatologia
– Exames de Hemostasia
– Exames de Hemoterapia
– Perfis

Farmácia

Contamos com uma farmácia veterinária completa com os principais medicamentos usados em cães e gatos. Após o atendimento ou cirurgia do pet, o tutor terá a opção e comodidade de comprar os medicamentos prescritos.

Internação

Contamos com internações separadas para cães e gatos e oferecemos um serviço completo para casos que necessitem de acompanhamento médico veterinário e enfermagem 24 horas.

Nossas internações são compostas por baias individuais, diversos equipamentos como bombas de infusão, bomba de seringa, glicosímetro, monitor multiparamétrico, concentrador de oxigênio, doppler para aferição de pressão arterial e incubadora.

Todos os pacientes possuem prontuário médico, controlados através de software, no qual a equipe de enfermagem e médicos veterinários tem acesso a todo o protocolo de tratamento, anotações do estado clínico e relatórios diários.

E ainda, você pode visitar seu pet durante a internação. As visitas são com hora agendada.

Raio-X

O Raio-x é um exame de imagem também muito utilizado como diagnóstico complementar na clínica de cães e gatos. Contamos com aparelho de Raio-x computadorizado o que permite mais qualidade e precisão nas imagens, facilitando assim o diagnóstico.

Através desse exame é possível a avaliação dos membros, articulações, crânio, coluna, órgãos abdominais, trânsito gastrointestinal, esofagograma, cardiopulmonar, urografia excretora, uretrocistografia retrógrada, entre outros.

Tartarectomia

Na Cãoboy a Tartarectomia, procedimento que remove todas as formações de tártaro, halitose e gengivite, é realizada de maneira segura para o seu animal. Além da anestesia para não causar qualquer sofrimento a eles, durante a limpeza são monitoradas as funções vitais, como pressão arterial e frequência cardíaca e respiratória.

Ultrassonografia abdominal

A ultrassonografia é um exame de imagem muito utilizado como diagnóstico complementar na clínica de cães e gatos. É um método seguro, não invasivo e indolor para o pet.

Através desse exame é possível a avalição de todos os órgãos abdominais como: rins, ureteres, bexiga, uretra, estômago, intestino, fígado, pâncreas, baço, glândulas adrenais, próstata nos machos, útero e ovários nas fêmeas, além do acompanhamento de gestação.

Vacinação

Na Cãoboy a vacinação do seu animal é totalmente confiável, pois os medicamentos são de boa procedência e com produtos biológicos adequados. Isso quer dizer segurança em relação à eficácia da vacina. Vacina de qualidade e aplicada por médicos veterinários agem corretamente no organismo dos animais, produzindo anticorpos e protegendo de muitas doenças infecciosas.

Com apenas 2 ou 3 vacinas, que criam defesas (anticorpos) no organismo do animal, você o protege de cerca de 10 tipos de doenças. Além disso, aumenta suas chances de sobrevivência com determinadas doenças. Vacinar é um ato de amor, é prolongar a vida do seu animal e evitar que ele contraia diversas doenças. Consulte nossa equipe para que possamos avaliar seu pet e sugerir o momento certo das vacinas, lembrando que aqui as vacinas são aplicadas pelos profissionais certos.

Especialidades

Acupuntura

A Acupuntura é um método terapêutico originado na medicina tradicional chinesa, reconhecida mundialmente como uma medicina complementar e pode ser utilizada como forma de tratamento para diversos tipos de doenças em animais. Consiste na aplicação de agulhas especiais que estimulam pontos específicos do organismo, denominados acupontos, com o objetivo de restabelecer o funcionamento normal do corpo do animal, bem como seu fluxo de energia.

Há diversas técnicas dentro da acupuntura, que vão desde aplicação de pequenos estímulos elétricos, aplicação de calor por erva específica até aplicação de medicamentos por meio dos acupontos.

Entre os tipos de doenças mais comuns que a acupuntura tem apresentado resultados muito positivos estão:

– Lesões de coluna
– Insuficiência renal
– Dores crônicas
– Doenças pulmonares
– Doenças digestivas
– Doenças neurológicas
– Doenças do aparelho locomotor
– Doenças metabólicas

Como o tratamento traz melhoras ao animal, sua aceitação tem sido cada vez melhor, tanto pelos tutores como pelos pacientes.

Anestesiologia

O processo anestésico envolve um conjunto de técnicas para atingir a imobilidade e inconsciência dos animais durante cirurgias e outras situações que requeiram que eles permaneçam imobilizados.

Este método é necessário, pois garante a segurança dos pets durante os procedimentos médicos, além de promover a qualidade de vida durante sua recuperação, afinal o animal não sente dor enquanto está sob efeito.

Cardiologia

A Cardiologia Veterinária é a especialidade que se dedica a diagnosticar e tratar as patologias cardiovasculares dos pets. Entre as doenças mais comuns, podemos citar: doenças valvares, cardiomiopatia dilatada, cardiomiopatia hipertrófica, insuficiência cardíaca congestiva, incluindo também doenças de origem congênita.

Os sinais clínicos mais observados nos pets com alguma doença cardiovascular, incluem: tosse, cansaço fácil, relutância ao exercício e nos casos mais graves, desmaio e dificuldade respiratória.

É importante a realização de exames laboratoriais, eletrocardiografia, ecocardiografia, mensuração da pressão arterial e radiografia do tórax.

Dermatologia

A Dermatologia Veterinária é a especialidade que se dedica a diagnosticar e tratar doenças de pele, que acometem cães e gatos com bastante frequência. Essas doenças podem causar alto grau de estresse e grande sofrimento para os animais. Entre as doenças de pele mais comuns, podemos citar:

– Alergias
– Otite
– Infecções causadas por bactérias
– Infecções causadas por fungos
– Infestações de parasitas

É importante realizar diversos exames, como biópsias, cultura bacteriana, cultura fúngica, entre outros, para que o médico veterinário possa obter um diagnóstico preciso e oferecer o tratamento mais adequado e eficiente. Há casos de doenças que podem ser transmitidas dos animais para os humanos, portanto um acompanhamento veterinário é muito importante para a saúde de todos.

Endocrinologia

A endocrinologia veterinária é a especialidade responsável pelo estudo, diagnóstico e tratamento de doenças que afetam as glândulas produtoras de hormônios. As principais doenças relacionadas à essa especialidade, são: Diabetes mellitus, Hipotireoidismo, Hipertireoidismo e Hiperadrenocorticismo. Os animais, quando atingidos por uma dessas patologias, podem apresentar diversos sintomas, entre eles estão: beber muita água, urinar exageradamente, apresentar elevado apetite, ganhar ou perder peso.

Geriatria

Assim como os humanos, os pets também precisam de cuidados especiais quando se se tornam idosos.

A geriatria veterinária é uma especialidade multidisciplinar que abrange todas as doenças e processos que acometem os cães e gatos idosos.

O profissional que atua nessa área é responsável por tomar ações para restabelecer o equilíbrio do organismo, propor mudanças de hábito e proporcionar maior longevidade e qualidade de vida para os pets.

Hematologia

A Hematologia veterinária é a especialidade responsável pelo diagnóstico e tratamento das alterações que afetam o sistema sanguíneo dos pets, como as anemias (diminuição da série vermelha), policitemias (aumento da série vermelha), trombocitopenias (diminuição de plaquetas) e leucopenias (diminuição de leucócitos, que são as células de defesa).

As doenças mais frequentes são: doenças infecciosas, como por exemplo Erliquiose e Babesiose canina (conhecidas popularmente por “Doença do Carrapato”), doença renal crônica, doenças hepáticas e endócrinas, doenças imunomediadas, neoplasias, entre outras.

Homeopatia

É um tratamento realizado por meio de medicamentos naturais e que não possui efeitos colaterais. Seu criador, o médico alemão Samuel Hahnemann, acreditava que o corpo acometido por um mal na verdade é uma forma de desequilíbrio ocasionada por algum tipo de perturbação da energia vital e que para se obter a cura basta restaurar essa energia. Portanto, o objetivo desse tratamento é a estimulação do sistema imunológico para promover a autocura pelo restabelecimento do equilíbrio de energia. Pode ser utilizada para tratar qualquer problema de saúde do animal, porém existem casos mais frequentes de indicações, como:

– Doenças neurológicas
– Doenças autoimunes
– Transtornos de comportamento
– Alergias respiratórias, digestivas e cutâneas
– Problemas dermatológicos de difícil controle

O tempo de resposta ao tratamento varia de caso para caso e as variantes principais são a forma com o que organismo do animal reage aos medicamentos e de quanto ele precisa ser restabelecido.

Medicina Felina

Os gatos apresentam doenças específicas, comportamento e características únicas. Com isso, é necessário diferentes condutas clínicas, manejo, exames, tratamento e protocolos quando comparado aos cães. Contamos com consultório e internação exclusivos para os felinos, reduzindo assim o estresse por estarem fora de casa.

Nefrologia e Urologia

A Nefrologia e Urologia é a especialidade responsável pelo diagnóstico e tratamento clínico e/ou cirúrgico das doenças que acometem o sistema urinário (rins, ureteres, vesícula urinária, uretra e próstata) dos cães e gatos.

Entre as doenças mais comuns, podemos citar: doença renal crônica, injúria renal aguda, infecção urinária, cálculos (renais, ureterais, vesicais e uretrais), incontinência urinária, doenças prostáticas, neoplasias no trato urinário, entre outras.

Os sinais clínicos são inespecíficos e geralmente tardios, porém os mais observados nos pets com alguma doença em sistema urinário, incluem: beber muita água, urinar em maior quantidade, dor ou dificuldade para urinar, presença de sangue na urina, perda de peso, inapetência, hálito forte.

Em caso de doença renal crônica, quando detectada precocemente há aumento da qualidade de vida e da sobrevida do pacientes.

Neurologia

A Neurologia Veterinária é uma especialidade responsável por diagnosticar e tratar as doenças que afetam o sistema nervoso dos pets. Alguns exemplos: convulsões, meningites, hérnias de disco, acidente vascular cerebral, neoplasias, trauma crânio encefálico, doenças inflamatórias e infecciosas.

O sistema nervoso é composto por um tecido com mínimas possibilidades de regeneração. Quando as possibilidades existem, são lentas e limitadas. Porém, com tratamento adequado, é possível obter melhora do quadro clínico e evitar diversos tipos de sequelas. Portanto, detectar o problema o quanto antes significa mais chances do animal manter a sua vida o mais normal possível.

Odontologia e Cirurgias Odontológicas

A Odontologia é a especialidade que trata a saúde bucal do animal. As doenças mais comuns são: acúmulo de placa bacteriana, presença de tártaro, gengivite e estomatite. Se essas alterações forem diagnosticadas e tratadas com antecedência evita-se dessas bactérias se espalharem para órgãos como coração e rins por meio dos vasos sanguíneos.

A especialidade também é responsável por cirurgias em casos de fratura dentária, fraturas e luxação de mandíbula e maxila.

Oftalmologia

A Oftalmologia Veterinária é a especialidade responsável por cuidar da saúde dos olhos dos animais.

Predisposições de raças e desordens oftalmológicas de origem hereditária são frequentes em todas as espécies, mas são reconhecidas, principalmente em cães e gatos.

Em raças caninas com dobras cutâneas nasais e frontais em excesso, pelos mal direcionados ou pálpebras mal justapostas podem causar maior desconforto para o animal.

A maioria dos distúrbios oftalmológicos podem ser diagnosticados através de exames com equipamentos relativamente simples e profissional especializado.

As doenças oculares mais frequentes são:

– Catarata
– Glaucoma
– Uveíte
– Úlceras de córnea
– Doenças das pálpebras
– Doenças da retina
– Olho seco

O diagnóstico precoce e o tratamento adequado melhoram a qualidade de vida dos animais e mantêm sua visão saudável.

Oncologia

A Oncologia Veterinária é uma especialidade dedicada ao estudo, diagnóstico e tratamento de diversos tipos de câncer em animais.

O câncer atinge, principalmente, os cães e gatos mais idosos e, na maior parte dos casos, é tratado através de intervenção cirúrgica ou, quando há riscos de disseminação para outros órgãos, a quimioterapia é utilizada como tratamento complementar.

Os mais comuns são em animais são: – Neoplasia mamária (tumores de mama, mais comuns em fêmeas)
– Sarcomas de tecidos moles (tumores mais comuns em animais com mais idade)
– Osteossarcoma (tumores nos ossos, mais comuns em animais idosos)
– Linfoma (podem surgir no corpo todo e são mais comuns em animais a partir de meia idade)
– Mastocitoma (tumores de pele, mais comuns em cães, geralmente idosos).

Ortopedia e Cirurgias Ortopédicas

A Ortopedia Veterinária é a especialidade que tem como objetivo diagnosticar e tratar diversas alterações musculoesqueléticas dos pets, incluindo também doenças de origem hereditária. As patologias ortopédicas mais comuns em cães e gatos, são: displasia coxofemoral, artrose, artrite, luxação de patela, ruptura de ligamento, desvios angulares, hérnia de disco, fraturas e luxações de membros e coluna.

Os sinais clínicos mais observados nos pets com alguma doença ortopédica, incluem: dor ao se locomover, relutância para levantar ou deitar, dificuldade para urinar e/ou defecar, evitar apoiar um membro específico, morder ou lamber excessivamente alguma parte do corpo e passar muito tempo em uma mesma posição.

A especialidade também é responsável pelas cirurgias ortopédicas como: Osteossíntese (intervenção cirúrgica feita com o objetivo de unir as bordas do osso, para que a fratura seja corrigida), TPLO (osteotomia de nivelamento do platô tibial, é uma cirurgia realizada em cães para estabilizar a articulação do joelho após ruptura do ligamento cruzado cranial), cirurgias para correção de luxação patelar, desvios angulares, luxações, descompressão de medula, entre outros.

Tratamentos

Crioterapia

O que é
Crioterapia ou Criocirurgia é uma técnica que utiliza baixas temperaturas, que podem ser atingidas mais comumente com nitrogênio. Promove destruição dos tecidos acometidos por congelamento e alterações da resposta imunológica.

O que trata
Serve para tratar vários tipos de lesões na pele dos animais, entre elas estão as formações benignas, pré-malignas e malignas.

É uma opção terapêutica importante, que traz ótimos resultados e permite ao clínico veterinário tratar de maneira segura e eficaz seus pacientes, muitas vezes sem precisar anestesiar o animal.

Quimioterapia

A quimioterapia é o tratamento que auxilia na cura de diversos tipos de câncer e leucemia.

Seu objetivo é tentar controlar ou até mesmo eliminar essas doenças e assim melhorar a qualidade e expectativa de vida dos animais. Nem sempre os quimioterápicos curam o câncer, porém são capazes de controlá-lo, matando as células e retardando a progressão da doença.

É recomendada antes da remoção cirúrgica do tumor para diminuir o seu tamanho e facilitar sua retirada, e também após a remoção cirúrgica do tumor maligno para prevenir as metástases. Em pacientes em que não é possível remoção cirúrgica ou que já sofreram metástase a quimioterapia é indicada apenas para melhorar a sua qualidade de vida, possibilitando voltar a caminhar, brincar e comer.

O que trata
Trata os tipos de câncer:
– Sarcomas- Carcinomas
– Linfoma
– Leucemias
– Câncer de pele
– Tumores Cerebrais

Eletroquimioterapia

A eletroquimioterapia é um tratamento oncológico que combina a quimioterapia com a eletroporação, que consiste na aplicação de pulsos elétricos na célula tumoral, facilitando assim, a penetração do quimioterápico e potencializando seu efeito.

É bastante indicada em situações em que não é possível fazer uma cirurgia extensa para a remoção do tumor.

É uma técnica que pode ser utilizada como tratamento único ou associada a outras modalidades em cães e gatos.

Ozônioterapia

A Ozonioterapia veterinária é um procedimento realizado com a utilização do gás de ozônio, que atua como agente terapêutico no tratamento de diversas doenças.

O ozônio pode ser aplicado de forma local em pontos de acupuntura ou não, por via subcutânea, intramuscular, intra-articular, insuflação retal, bolsa de ozônio, por auto-hemoterapia (quando o sangue do próprio paciente é ozonizado e aplicado de volta). Também pode-se ozonizar óleos para uso tópico na limpeza de tecidos.

Seu emprego promove melhora da circulação sanguínea, auxiliando a cicatrização de feridas e oxidação de toxinas.

Possui também efeito analgésico, anti-inflamatório, imunomodulador, bactericida, fungicida e virucida, podendo ser utilizada como tratamento único ou complementar em várias doenças como: doenças ortopédicas (degenerativas ou traumáticas), doenças infecciosas (bacterianas, virais ou fúngicas), pulmonares, vasculares, neurológicas e imunológicas e neoplásicas.

O que oferecemos

Atendimento 24h

Estamos prontos para atender nossos pacientes 24 horas por dia. Assim nossos clientes não precisam se preocupar com a saúde do seu animal tendo que esperar o dia seguinte para ser atendido. Nós não descansamos para garantir a sua tranquilidade.

Carinho e dedicação não têm intervalo. Para nós, tempo é vida.

Castração

Veja como funciona o processo de castração na Cãoboy para tirar suas dúvidas:

Pré-cirurgia: Realizamos uma avaliação pré-cirúrgica, incluindo exames laboratoriais, com o objetivo de detectar possíveis doenças que colocariam o procedimento em risco. O profissional então determina qual o melhor tipo de anestesia para o animal. Contamos com um profissional especializado em anestesiologia, que será o responsável pela aplicação da anestesia e fará acompanhamento de todo o processo cirúrgico, visando segurança extra.

Cirurgia: Durante o procedimento, o animal dorme, descansa, recebe auxílio para respirar, seu ritmo cardíaco é monitorado e o principal, não sente dores.

Pós-cirurgia: O animal fica em observação até que esteja seguro para retornar à casa, sob orientações do médico veterinário. Não há graves restrições e muito em breve o animal retoma suas atividades normais, porém com os hormônios já alterados e com todos os benefícios que a castração traz, incluindo a eficácia na prevenção de várias doenças no futuro, como o câncer.

Cirurgias de tecidos moles

Os cães e gatos podem apresentar várias afecções que necessitem de cirurgias, seja terapêutica ou eletiva (castração por exemplo).

A cirurgia de tecidos moles é o procedimento cirúrgico realizado no trato digestório, urinário, reprodutor, respiratório, endócrino, tegumentar, entre outros, com exceção de sistema osteomuscular. Contamos com uma equipe especializada e com experiência para a realização de cirurgias simples até as mais complexas.

Clínica geral

A Cãoboy possui profissionais clínicos gerais para realização de consultas em geral, check ups e avaliação dos mais diversos problemas. Quando necessário, são os responsáveis por encaminhar o paciente para atendimento de especialidades.

Atenção! Realizamos consultas também com hora marcada, inclusive achamos ideal por evitar filas de espera, e o retorno pode ser feito em até 15 dias, sem custos adicionais. Dessa forma, poderemos avaliar a adaptação do seu animal ao tratamento indicado, bem como a evolução do quadro clínico.

Clínica de especialidades

A Cãoboy conta com uma equipe especializada nas áreas de: acupuntura, anestesiologia, cirurgia,dermatologia, endocrinologia, homeopatia, neurologia, odontologia, oftalmologia, oncologia, ortopedia, além de outros atendimentos específicos. Tudo para oferecer as mais diversas soluções a seus animais de estimação.

Atenção! Realizamos consultas também com hora marcada, inclusive achamos ideal por evitar filas de espera, e o retorno pode ser feito em até 15 dias, sem custos adicionais. Dessa forma, poderemos avaliar a adaptação do seu animal ao tratamento indicado, bem como a evolução do quadro clínico.

Eletrocardiograma

O eletrocardiograma é um exame que avalia a atividade elétrica do coração. Consiste em colocar eletrodos em algumas partes especificas do corpo do pet e o registro ocorre por meio de ondas. É um procedimento rápido e indolor utilizado para o diagnóstico, controle e prognóstico de doenças cardíacas e até mesmo alterações eletrolíticas.

Ecodopplercardiograma

O Ecodopplercardiograma é um exame de imagem obtido por meio da ultrassonografia cardíaca, permitindo assim, a avaliação da anatomia, morfologia e funções do coração. Também é possível a visualização do sentido e intensidade do fluxo sanguíneo. É um exame fundamental para diagnosticar as cardiopatias, tanto congênitas quanto adquiridas.

Exames

A Cãoboy realiza diversos exames para comodidade de seus clientes e para a agilidade no atendimento dos pacientes. Confira alguns dos exames que a clínica realiza:


Exames por imagem:

– Ultrassom
– Raio X
– Ecocardiograma


Laboratoriais:

– Biópsias
– Exames de Hematologia (temos Hemograma em 1 minuto)
– Exames de Bioquímica
– Exames de Parasitologia
– Exames de Urinálise
– Exames de Microbiologia
– Exames de Hormônios
– Exames de Imunologia
– Exames de Biologia Molecular
– Exames de Citologia e Hispatologia
– Exames de Hemostasia
– Exames de Hemoterapia
– Perfis

Farmácia

Contamos com uma farmácia veterinária completa com os principais medicamentos usados em cães e gatos. Após o atendimento ou cirurgia do pet, o tutor terá a opção e comodidade de comprar os medicamentos prescritos.

Internação

Contamos com internações separadas para cães e gatos e oferecemos um serviço completo para casos que necessitem de acompanhamento médico veterinário e enfermagem 24 horas.

Nossas internações são compostas por baias individuais, diversos equipamentos como bombas de infusão, bomba de seringa, glicosímetro, monitor multiparamétrico, concentrador de oxigênio, doppler para aferição de pressão arterial e incubadora.

Todos os pacientes possuem prontuário médico, controlados através de software, no qual a equipe de enfermagem e médicos veterinários tem acesso a todo o protocolo de tratamento, anotações do estado clínico e relatórios diários.

E ainda, você pode visitar seu pet durante a internação. As visitas são com hora agendada.

Raio-X

O Raio-x é um exame de imagem também muito utilizado como diagnóstico complementar na clínica de cães e gatos. Contamos com aparelho de Raio-x computadorizado o que permite mais qualidade e precisão nas imagens, facilitando assim o diagnóstico.

Através desse exame é possível a avaliação dos membros, articulações, crânio, coluna, órgãos abdominais, trânsito gastrointestinal, esofagograma, cardiopulmonar, urografia excretora, uretrocistografia retrógrada, entre outros.

Tartarectomia

Na Cãoboy a Tartarectomia, procedimento que remove todas as formações de tártaro, halitose e gengivite, é realizada de maneira segura para o seu animal. Além da anestesia para não causar qualquer sofrimento a eles, durante a limpeza são monitoradas as funções vitais, como pressão arterial e frequência cardíaca e respiratória.

Ultrassonografia abdominal

A ultrassonografia é um exame de imagem muito utilizado como diagnóstico complementar na clínica de cães e gatos. É um método seguro, não invasivo e indolor para o pet.

Através desse exame é possível a avalição de todos os órgãos abdominais como: rins, ureteres, bexiga, uretra, estômago, intestino, fígado, pâncreas, baço, glândulas adrenais, próstata nos machos, útero e ovários nas fêmeas, além do acompanhamento de gestação.

Vacinação

Na Cãoboy a vacinação do seu animal é totalmente confiável, pois os medicamentos são de boa procedência e com produtos biológicos adequados. Isso quer dizer segurança em relação à eficácia da vacina. Vacina de qualidade e aplicada por médicos veterinários agem corretamente no organismo dos animais, produzindo anticorpos e protegendo de muitas doenças infecciosas.

Com apenas 2 ou 3 vacinas, que criam defesas (anticorpos) no organismo do animal, você o protege de cerca de 10 tipos de doenças. Além disso, aumenta suas chances de sobrevivência com determinadas doenças. Vacinar é um ato de amor, é prolongar a vida do seu animal e evitar que ele contraia diversas doenças. Consulte nossa equipe para que possamos avaliar seu pet e sugerir o momento certo das vacinas, lembrando que aqui as vacinas são aplicadas pelos profissionais certos.

Especialidades

Acupuntura

A Acupuntura é um método terapêutico originado na medicina tradicional chinesa, reconhecida mundialmente como uma medicina complementar e pode ser utilizada como forma de tratamento para diversos tipos de doenças em animais. Consiste na aplicação de agulhas especiais que estimulam pontos específicos do organismo, denominados acupontos, com o objetivo de restabelecer o funcionamento normal do corpo do animal, bem como seu fluxo de energia.

Há diversas técnicas dentro da acupuntura, que vão desde aplicação de pequenos estímulos elétricos, aplicação de calor por erva específica até aplicação de medicamentos por meio dos acupontos.

Entre os tipos de doenças mais comuns que a acupuntura tem apresentado resultados muito positivos estão:

– Lesões de coluna
– Insuficiência renal
– Dores crônicas
– Doenças pulmonares
– Doenças digestivas
– Doenças neurológicas
– Doenças do aparelho locomotor
– Doenças metabólicas

Como o tratamento traz melhoras ao animal, sua aceitação tem sido cada vez melhor, tanto pelos tutores como pelos pacientes.

Anestesiologia

O processo anestésico envolve um conjunto de técnicas para atingir a imobilidade e inconsciência dos animais durante cirurgias e outras situações que requeiram que eles permaneçam imobilizados.

Este método é necessário, pois garante a segurança dos pets durante os procedimentos médicos, além de promover a qualidade de vida durante sua recuperação, afinal o animal não sente dor enquanto está sob efeito.

Cardiologia

A Cardiologia Veterinária é a especialidade que se dedica a diagnosticar e tratar as patologias cardiovasculares dos pets. Entre as doenças mais comuns, podemos citar: doenças valvares, cardiomiopatia dilatada, cardiomiopatia hipertrófica, insuficiência cardíaca congestiva, incluindo também doenças de origem congênita.

Os sinais clínicos mais observados nos pets com alguma doença cardiovascular, incluem: tosse, cansaço fácil, relutância ao exercício e nos casos mais graves, desmaio e dificuldade respiratória.

É importante a realização de exames laboratoriais, eletrocardiografia, ecocardiografia, mensuração da pressão arterial e radiografia do tórax.

Dermatologia

A Dermatologia Veterinária é a especialidade que se dedica a diagnosticar e tratar doenças de pele, que acometem cães e gatos com bastante frequência. Essas doenças podem causar alto grau de estresse e grande sofrimento para os animais. Entre as doenças de pele mais comuns, podemos citar:

– Alergias
– Otite
– Infecções causadas por bactérias
– Infecções causadas por fungos
– Infestações de parasitas

É importante realizar diversos exames, como biópsias, cultura bacteriana, cultura fúngica, entre outros, para que o médico veterinário possa obter um diagnóstico preciso e oferecer o tratamento mais adequado e eficiente. Há casos de doenças que podem ser transmitidas dos animais para os humanos, portanto um acompanhamento veterinário é muito importante para a saúde de todos.

Endocrinologia

A endocrinologia veterinária é a especialidade responsável pelo estudo, diagnóstico e tratamento de doenças que afetam as glândulas produtoras de hormônios. As principais doenças relacionadas à essa especialidade, são: Diabetes mellitus, Hipotireoidismo, Hipertireoidismo e Hiperadrenocorticismo. Os animais, quando atingidos por uma dessas patologias, podem apresentar diversos sintomas, entre eles estão: beber muita água, urinar exageradamente, apresentar elevado apetite, ganhar ou perder peso.

Geriatria

Assim como os humanos, os pets também precisam de cuidados especiais quando se se tornam idosos.

A geriatria veterinária é uma especialidade multidisciplinar que abrange todas as doenças e processos que acometem os cães e gatos idosos.

O profissional que atua nessa área é responsável por tomar ações para restabelecer o equilíbrio do organismo, propor mudanças de hábito e proporcionar maior longevidade e qualidade de vida para os pets.

Hematologia

A Hematologia veterinária é a especialidade responsável pelo diagnóstico e tratamento das alterações que afetam o sistema sanguíneo dos pets, como as anemias (diminuição da série vermelha), policitemias (aumento da série vermelha), trombocitopenias (diminuição de plaquetas) e leucopenias (diminuição de leucócitos, que são as células de defesa).

As doenças mais frequentes são: doenças infecciosas, como por exemplo Erliquiose e Babesiose canina (conhecidas popularmente por “Doença do Carrapato”), doença renal crônica, doenças hepáticas e endócrinas, doenças imunomediadas, neoplasias, entre outras.

Homeopatia

É um tratamento realizado por meio de medicamentos naturais e que não possui efeitos colaterais. Seu criador, o médico alemão Samuel Hahnemann, acreditava que o corpo acometido por um mal na verdade é uma forma de desequilíbrio ocasionada por algum tipo de perturbação da energia vital e que para se obter a cura basta restaurar essa energia. Portanto, o objetivo desse tratamento é a estimulação do sistema imunológico para promover a autocura pelo restabelecimento do equilíbrio de energia. Pode ser utilizada para tratar qualquer problema de saúde do animal, porém existem casos mais frequentes de indicações, como:

– Doenças neurológicas
– Doenças autoimunes
– Transtornos de comportamento
– Alergias respiratórias, digestivas e cutâneas
– Problemas dermatológicos de difícil controle

O tempo de resposta ao tratamento varia de caso para caso e as variantes principais são a forma com o que organismo do animal reage aos medicamentos e de quanto ele precisa ser restabelecido.

Medicina Felina

Os gatos apresentam doenças específicas, comportamento e características únicas. Com isso, é necessário diferentes condutas clínicas, manejo, exames, tratamento e protocolos quando comparado aos cães. Contamos com consultório e internação exclusivos para os felinos, reduzindo assim o estresse por estarem fora de casa.

Nefrologia e Urologia

A Nefrologia e Urologia é a especialidade responsável pelo diagnóstico e tratamento clínico e/ou cirúrgico das doenças que acometem o sistema urinário (rins, ureteres, vesícula urinária, uretra e próstata) dos cães e gatos.

Entre as doenças mais comuns, podemos citar: doença renal crônica, injúria renal aguda, infecção urinária, cálculos (renais, ureterais, vesicais e uretrais), incontinência urinária, doenças prostáticas, neoplasias no trato urinário, entre outras.

Os sinais clínicos são inespecíficos e geralmente tardios, porém os mais observados nos pets com alguma doença em sistema urinário, incluem: beber muita água, urinar em maior quantidade, dor ou dificuldade para urinar, presença de sangue na urina, perda de peso, inapetência, hálito forte.

Em caso de doença renal crônica, quando detectada precocemente há aumento da qualidade de vida e da sobrevida do pacientes.

Neurologia

A Neurologia Veterinária é uma especialidade responsável por diagnosticar e tratar as doenças que afetam o sistema nervoso dos pets. Alguns exemplos: convulsões, meningites, hérnias de disco, acidente vascular cerebral, neoplasias, trauma crânio encefálico, doenças inflamatórias e infecciosas.

O sistema nervoso é composto por um tecido com mínimas possibilidades de regeneração. Quando as possibilidades existem, são lentas e limitadas. Porém, com tratamento adequado, é possível obter melhora do quadro clínico e evitar diversos tipos de sequelas. Portanto, detectar o problema o quanto antes significa mais chances do animal manter a sua vida o mais normal possível.

Odontologia e Cirurgias Odontológicas

A Odontologia é a especialidade que trata a saúde bucal do animal. As doenças mais comuns são: acúmulo de placa bacteriana, presença de tártaro, gengivite e estomatite. Se essas alterações forem diagnosticadas e tratadas com antecedência evita-se dessas bactérias se espalharem para órgãos como coração e rins por meio dos vasos sanguíneos.

A especialidade também é responsável por cirurgias em casos de fratura dentária, fraturas e luxação de mandíbula e maxila.

Oftalmologia

A Oftalmologia Veterinária é a especialidade responsável por cuidar da saúde dos olhos dos animais.

Predisposições de raças e desordens oftalmológicas de origem hereditária são frequentes em todas as espécies, mas são reconhecidas, principalmente em cães e gatos.

Em raças caninas com dobras cutâneas nasais e frontais em excesso, pelos mal direcionados ou pálpebras mal justapostas podem causar maior desconforto para o animal.

A maioria dos distúrbios oftalmológicos podem ser diagnosticados através de exames com equipamentos relativamente simples e profissional especializado.

As doenças oculares mais frequentes são:

– Catarata
– Glaucoma
– Uveíte
– Úlceras de córnea
– Doenças das pálpebras
– Doenças da retina
– Olho seco

O diagnóstico precoce e o tratamento adequado melhoram a qualidade de vida dos animais e mantêm sua visão saudável.

Oncologia

A Oncologia Veterinária é uma especialidade dedicada ao estudo, diagnóstico e tratamento de diversos tipos de câncer em animais.

O câncer atinge, principalmente, os cães e gatos mais idosos e, na maior parte dos casos, é tratado através de intervenção cirúrgica ou, quando há riscos de disseminação para outros órgãos, a quimioterapia é utilizada como tratamento complementar.

Os mais comuns são em animais são: – Neoplasia mamária (tumores de mama, mais comuns em fêmeas)
– Sarcomas de tecidos moles (tumores mais comuns em animais com mais idade)
– Osteossarcoma (tumores nos ossos, mais comuns em animais idosos)
– Linfoma (podem surgir no corpo todo e são mais comuns em animais a partir de meia idade)
– Mastocitoma (tumores de pele, mais comuns em cães, geralmente idosos).

Ortopedia e Cirurgias Ortopédicas

A Ortopedia Veterinária é a especialidade que tem como objetivo diagnosticar e tratar diversas alterações musculoesqueléticas dos pets, incluindo também doenças de origem hereditária. As patologias ortopédicas mais comuns em cães e gatos, são: displasia coxofemoral, artrose, artrite, luxação de patela, ruptura de ligamento, desvios angulares, hérnia de disco, fraturas e luxações de membros e coluna.

Os sinais clínicos mais observados nos pets com alguma doença ortopédica, incluem: dor ao se locomover, relutância para levantar ou deitar, dificuldade para urinar e/ou defecar, evitar apoiar um membro específico, morder ou lamber excessivamente alguma parte do corpo e passar muito tempo em uma mesma posição.

A especialidade também é responsável pelas cirurgias ortopédicas como: Osteossíntese (intervenção cirúrgica feita com o objetivo de unir as bordas do osso, para que a fratura seja corrigida), TPLO (osteotomia de nivelamento do platô tibial, é uma cirurgia realizada em cães para estabilizar a articulação do joelho após ruptura do ligamento cruzado cranial), cirurgias para correção de luxação patelar, desvios angulares, luxações, descompressão de medula, entre outros.

Tratamentos

Crioterapia

O que é
Crioterapia ou Criocirurgia é uma técnica que utiliza baixas temperaturas, que podem ser atingidas mais comumente com nitrogênio. Promove destruição dos tecidos acometidos por congelamento e alterações da resposta imunológica.

O que trata
Serve para tratar vários tipos de lesões na pele dos animais, entre elas estão as formações benignas, pré-malignas e malignas.

É uma opção terapêutica importante, que traz ótimos resultados e permite ao clínico veterinário tratar de maneira segura e eficaz seus pacientes, muitas vezes sem precisar anestesiar o animal.

Quimioterapia

A quimioterapia é o tratamento que auxilia na cura de diversos tipos de câncer e leucemia.

Seu objetivo é tentar controlar ou até mesmo eliminar essas doenças e assim melhorar a qualidade e expectativa de vida dos animais. Nem sempre os quimioterápicos curam o câncer, porém são capazes de controlá-lo, matando as células e retardando a progressão da doença.

É recomendada antes da remoção cirúrgica do tumor para diminuir o seu tamanho e facilitar sua retirada, e também após a remoção cirúrgica do tumor maligno para prevenir as metástases. Em pacientes em que não é possível remoção cirúrgica ou que já sofreram metástase a quimioterapia é indicada apenas para melhorar a sua qualidade de vida, possibilitando voltar a caminhar, brincar e comer.

O que trata
Trata os tipos de câncer:
– Sarcomas- Carcinomas
– Linfoma
– Leucemias
– Câncer de pele
– Tumores Cerebrais

Eletroquimioterapia

A eletroquimioterapia é um tratamento oncológico que combina a quimioterapia com a eletroporação, que consiste na aplicação de pulsos elétricos na célula tumoral, facilitando assim, a penetração do quimioterápico e potencializando seu efeito.

É bastante indicada em situações em que não é possível fazer uma cirurgia extensa para a remoção do tumor.

É uma técnica que pode ser utilizada como tratamento único ou associada a outras modalidades em cães e gatos.

Ozônioterapia

A Ozonioterapia veterinária é um procedimento realizado com a utilização do gás de ozônio, que atua como agente terapêutico no tratamento de diversas doenças.

O ozônio pode ser aplicado de forma local em pontos de acupuntura ou não, por via subcutânea, intramuscular, intra-articular, insuflação retal, bolsa de ozônio, por auto-hemoterapia (quando o sangue do próprio paciente é ozonizado e aplicado de volta). Também pode-se ozonizar óleos para uso tópico na limpeza de tecidos.

Seu emprego promove melhora da circulação sanguínea, auxiliando a cicatrização de feridas e oxidação de toxinas.

Possui também efeito analgésico, anti-inflamatório, imunomodulador, bactericida, fungicida e virucida, podendo ser utilizada como tratamento único ou complementar em várias doenças como: doenças ortopédicas (degenerativas ou traumáticas), doenças infecciosas (bacterianas, virais ou fúngicas), pulmonares, vasculares, neurológicas e imunológicas e neoplásicas.

Abrir chat
Precisa de ajuda?
Olá! Podemos te ajudar!