Na medicina veterinária o mês de março é azul-marinho. Assim como campanhas como o setembro amarelo e outubro rosa, o março azul-marinho é dedicado à conscientização, tratamento e prevenção, nesse caso da verminose e doenças gastrointestinais.
As verminoses ocorrem quando os animais são infectados por algum verme, esses que também podem infectar humanos, causando váriostipos de zoonoses. Na maioria das vezes essa infecção acontece por via oro-fecal, os vermes se alojam nas paredes do intestino do animal, causando grande desconforto, podendo gerar perda de peso, apatia, anemia e até vômito.
Para quadros clínicos graves, tanto em humanos como em animais, é necessário passar por uma consulta médica para encontrar a melhor forma de tratar os vermes. Por outro lado, a prevenção pode ser feita principalmente através da higiene, recolher as fezes de seu pet o mais rápido possível evitando assim a contaminação de humanos e outros pets, no caso da saúde do animal é imprescindível seu bichinho passar por vermifugações periódicas.
Muitas coisas podem ser a causa de doenças gastrointestinais, alterações gástricas e/ou intestinais no organismo do pet. A ingestão de alimentos inadequados, gastrite medicamentosa, parasitas, falta de enzimas digestivas, doenças e bactérias são exemplos de eventuais causas. Como consequências, elas podem gerar a redução de digestão e absorção de nutrientes, alterando o fluxo do trato digestivo, que podem desenvolver sérios problemas de saúde, sem considerar o desconforto causado por todos esses problemas.
A parvoviroseé um exemplo de uma doença que pode causar complicações e levar até mesmo a óbito. Por isso, não perca tempo, se identificar algum sintoma, venha para a CãoBoy.
http://patasurbanas.com/como-prevenir-vermes-intestinais-em-caes-e-gatos/#:~:text=Para%20prevenir%20as%20verminoses%20%C3%A9,vermifuga%C3%A7%C3%B5es%20peri%C3%B3dicas%2C%20independentemente%20da%20idade.
https://labovet.com.br/blog-pet/verminoses-que-acometem-o-intestino-dos-pets-e-doencas-gastrointestinais
https://www.ourofinopet.com/blog/importancia-das-verminoses-caninas-na-transmissao-/