Cerca de 80% dos cães com mais de cinco anos apresentam alguma ferida ou enfermidade bucal, que geralmente são silenciosas e precisam de maior atenção dos tutores. Se seu bichinho apresentar mau hálito, corrimento nasal, espirro frequente, gengiva avermelhada, dificuldade de se alimentar e até mesmo perda de dentes é importante se atentar.
São necessárias 48 horas para o desenvolvimento de uma bactéria que faz parte dos micro-organismos orais, se nesse período não houver higienização essas bactérias se organizam formando a placa bacteriana, que aderem ao dente e iniciam uma série de eventos que podem resultar em uma enfermidade bucal, problemas como o tártaro e a infecção bucal podem se espalhar para o resto do corpo e atingir outros órgãos.
Dentre as principais doenças odontológicas podemos destacar lesões endodônticas, gengivite, dentes de leite muito resistentes e tumores bucais. As lesões endodônticas são desencadeadas a partir de fraturas que permitem a entrada de bactérias na parte interna do dente. O acumulo de bactérias no espaço entre a gengiva e os dentes é a causa da gengivite. Quando os dentes de leite são muito resistentes em animais eles podem não cair, prejudicando a arcada dentária completamente. Enfim, os animais com idade avançada tem maior tendência de desenvolverem tumores na região da boca e nesses casos o diagnóstico precoce pode ser decisivo para prolongar sua vida.
Pela boca nos alimentamos, respiramos e nos comunicamos, por isso a saúde começa por ela tanto nos humanos como nos animais, que necessitam de tratamento odontológicos para garantir uma vida duradora e saudável, e na CãoBoy você encontra especialistas preparados para cuidarem da saúde odontológica de seu maior ídolo.