É comum ficar extremamente preocupado ao se deparar com sangue nas fezes de seu pet, uma vez que isso indica, certamente, que algo está errado. Entretanto, é importante compreender que nem todo sangramento é igual e que cada um deles possui inúmeras possíveis causas, sendo algumas mais graves e outras mais leves. Portanto, é importante conhecer os diferentes tipos de sangramento e compreender o que cada um deles pode significar, para que se tenha um diagnóstico preciso.
Existem dois tipos principais de sangue nas fezes: melena e hematoquezia
Melena refere-se ao sangue escuro, pegajoso, com mau cheiro e completamente mesclado às fezes, uma vez que é proveniente do sistema digestivo superior e foi digerido, já o hematoquezia refere-se ao sangue vermelho vivo, uma vez que é proveniente do sistema digestivo inferior e não foi digerido.
Cada tipo de sangramento revela possíveis causas distintas
Dentre as principais causas do sangramento do tipo melena estão:
Dentre as principais causas do sangramento do tipo hematoquezia estão:
Em decorrência das inúmeras doenças e complicações relacionadas à presença de sangue nas fezes, o ideal é agendar uma consulta veterinária o mais rápido possível. Com o auxílio de exames complementares e da análise de sinais clínicos, é possível fechar um diagnóstico definitivo e iniciar o tratamento ideal.
Ficou com alguma dúvida? Mande uma mensagem pra gente.