Em 2017 uma viagem de família ao Parque Nacional de Yellowstone foi interrompida por um acidente. Um capotamento jogou o carro da família para fora da estrada, felizmente ninguém foi ferido, mas um dos membros da família não foi encontrado nas proximidades do acidente, desesperado para encontrar seu ente querido Gary Walters uniu uma força tarefa de 40 voluntários para buscar pelo desaparecido.
Duncan foi encontrado a 300 quilômetros do acidente em uma pedreira, para alívio de Gary e toda sua família. Histórias de reencontro são sempre comoventes, mas essa é particularmente impressionante já que o desaparecido era um cãozinho muito peculiar, que na época aos 4 anos de idade já estava acostumado a fazer o impossível.
O cão da raça boxer nasceu com as patas traseiras deformadas e uma expectativa de vida menor que um ano. Com 3 meses de idade chegou à instituição sem fins lucrativos “Panda Paws Resgate” e sua história encantou o coração de muitos tutores que fizeram fila para adotá-lo. A nova família de Duncan já havia sido definida, mas a conexão do cãozinho com Amanda Giese e Gary Walters, donos da instituição, foi tanta que os novos tutores acharam melhor que o casal ficasse com ele, e assim o cãozinho foi adotado ainda em 2013.
As deformações nas patas traseiras de Duncan provocavam graves problemas de coluna, por isso seus tutores tiveram de escolher entre sacrificar o animal ou amputar suas patas, ficando com a segunda opção. Inicialmente tentaram cadeiras de rodas adaptáveis, mas como diz na biografia do Instagram de Duncan, que conta com mais de 130 mil seguidores, “No wheels” ou “sem rodas” traduzido do inglês. Próteses também estavam fora de cogitação, já que devido a deformação na parte traseira do animal não haveria onde fixa-las, a única opção era deixar a natureza agir, e como sempre a vida encontrou uma forma de prosperar.
Hoje com nove anos de idade Duncan vive uma vida saudável e feliz com seu tutor Gary, que registra tudo nas redes sociais do cãozinho, que você pode encontrar pelo @duncanlouwho.Duncan é a prova de que as dificuldades da vida podem ser superadas, e a medicina veterinária existe para reduzir essas dificuldades ao máximo, tornando a vida de nossos pets o mais saudável e feliz possível, se você tiver um pet, a CãoBoy estará pronta para fazer de tudo por ele.