Os rins são órgãos formados a partir da união de inúmeros néfrons e responsáveis por filtrar o sangue, eliminar substâncias tóxicas, liberar inúmeros hormônios, regular a pressão arterial, regular a temperatura corporal, estimular a produção de glóbulos vermelhos, entre muitos outros. Ou seja, são indispensáveis.
No organismo dos pets não é diferente. Portanto, caso os néfrons e, consequentemente, os rins, tornem-se incapazes de exercer suas funções, seja por um ou mais fatores, os pets desenvolvem uma doença renal.
A ingestão de substâncias tóxicas e certos medicamentos, a preexistência de cânceres, inflamações, infecções, predisposições genéticas e problemas cardíacos, além da idade avançada, são os principais fatores que podem comprometer o funcionamento dos néfrons e dos rins. Apesar de ser mais comum em pets idosos, a doença renal pode atingir pets de todas as idades.
O grande problema da doença é que, além de progressiva, ela tende a ser silenciosa no início e irreversível a partir de certo ponto. Portanto, além de manter os check-ups anuais dos pets em dia, é necessário conhecer e atentar-se aos sinais:
Uma vez diagnosticada a doença renal, através de exames de sangue, exames de urina e ultrassonografias, é importante compreender que, apesar de não existir uma cura definitiva, é possível controlar o avanço da doença.
Dentre os principais métodos de controle da doença estão o uso de medicamentos, a incorporação de hábitos alimentares especiais e, em alguns casos, a hemodiálise. Tais métodos, além de auxiliarem no melhor funcionamento dos rins, garantem aos pets uma melhor qualidade de vida.
Conte com a CãoBoy para cuidar do seu pet!