No inicio de 2020, o mundo acompanhou o avanço da Covid-19, que apesar de ser particularmente única, tem algo em comum com a febre amarela, Ebola, gripe aviária e o princípio do vírus HIV, todas essas caracterizadas como Zoonose, uma doença que pode ser transmitida de animais para seres humanos.
A Covid entra nesse grupo devido a estudos indicarem que o vírus foi originado em morcegos e mesmo que o conhecimento popular diga que foi devido a uma sopa, a realidade é um pouco mais complexa.
Existem algumas formas de contaminação de uma Zoonoses, entra elas, a contaminação através de secreções, feridas causadas por animais, contato com locais ou objetos de animais infectados, alimentos de origem animal contaminado, entre outras formas.
É importante ressaltar que isso não é exclusividade de animais silvestres já que nossos queridos pets também podem nos transmitir doenças.
Felizmente não é necessário entrar em pânico, se chegamos até aqui convivendo com nossos amados bichinhos significa que temos formas de nos proteger. Animais domésticos oferecem mais controle, por isso são importantes as visitas ao veterinário para a prevenção de doenças.
Se o seu pet sofre com alguma enfermidade, ou precisa de um check-up, leve-o a Cãoboy.