A baixa temperatura do inverno pode trazer certas doenças aos bichinhos. Conheça algumas das mais comuns:
Gripe canina
Também conhecida como Tosse dos Canis ou Traqueobronquite Infecciosa Canina. Essa é a mais comum de todas. A contaminação acontece através do contato com outro pet doente. Os sintomas são espirros, falta de apetite, febre e tosse seca ou com secreção. Pode ser prevenida através de vacina intranasal, injetável e oral. Evite colocar o animalzinho em aglomerações.
Asma
Os sintomas são parecidos com os da gripe, mas a respiração é mais prejudicada. Tosses que parecem engasgos, respiração com a boca aberta e mudança de coloração dos lábios são sintomas.
Cinomose
Esta é uma doença viral que pode deixar sequelas e levar o animal à morte. O vírus dela sobrevive e se dispersa mais fácil no inverno. A Cinomose pode evoluir e fazer mudanças no sistema respiratório do pet, causando pneumonia, vômito e diarreia, convulsões e espasmos. Mas alguns animais não apresentam sintomas. Pode ser transmitida ao pet através de secreções e fezes – de animais ou de pessoas. A prevenção é através da vacina.
Hérnia de Disco
A Hérnia é uma doença degenerativa que ataca o pescoço e a coluna. Tem como sintomas coluna encurvada, incoordenação motora, vocalização ou choros, dificuldade de se movimentar e fazer as necessidades. Dá pra tratar com medicamentos ou, em casos mais graves, com cirurgia.
Rinotraqueíte
Muito comum nos gatos. Geralmente, acontece quando eles ainda são filhotes, mas a doença permanece pelo resto da vida. É transmitida pelo contato entre os animais. Os sintomas são: febre, secreção nasal, secreção ocular, dificuldade de respirar, espirros, apatia e desidratação. A prevenção é através da vacinação.
Dores articulares
As dores são causadas pelo desgaste das cartilagens que formam as articulações. É muito frequente em cães e causa dor, inflamação e a diminuição dos movimentos.
Caso o seu pet esteja com qualquer um desses sintomas, chama a gente no Whats para receber uma orientação de um profissional.