Pets estão sujeitos à tombos, atropelamentos e outros acidentes que podem fraturar seus ossos, romper ligamentos e degenerar articulações ou músculos. A Ortopedia Veterinária é a área que trata dos ossos, dos músculos e das articulações dos pets.
Sinais que indicam que seu bichinho pode estar com algum problema ortopédico são dor ao se locomover, relutância em levantar ou deitar, dificuldade em urinar e/ou defecar, evitar apoiar um membro específico, morder ou lamber excessivamente alguma parte do corpo e passar muito tempo em uma mesma posição.
Aqui estão os principais problemas que pedem cirurgias ortopédicas:
1. Luxação de patela
Patela é o osso que fica na frente do joelho. Quando a patela é deslocada, o animal tem a mobilidade prejudicada e sente muita dor.
Na cirurgia, o osso é recolocado em seu devido lugar, trazendo o apoio e a mobilidade do animal de volta.
2. Fraturas
Batidas, quedas e atropelamentos são exemplos de acidentes que causam fraturas. Quando o pet sofre algo assim, geralmente, é necessário que a recolocação do osso seja feita logo, já que a dor é muito grande.
3. Ligamento cruzado
É a ruptura crônica de um ligamento causada pelo excesso de força sobre ele ou pelo peso do animal. Sessões de fisioterapias também serão necessárias no pós operatório.
4. Hérnia de disco
O desgaste natural da estrutura vertebral pode degenerar os discos da coluna vertebral de cães de 3 a 7 anos. Isso causa dores ao animal e dificulta sua locomoção.
É possível tratar a hérnia apenas com medicamentos se o diagnóstico for feito enquanto a doença estiver em seu estágio inicial.
5. Displasia Coxofemoral
Enfermidade em que o desenvolvimento dos ossos não segue o dos músculos. Isso pode causar dor ao pet.
Quanto mais cedo for feito qualquer um desses tratamentos, maiores as chances de sucesso!
Seu pet não está muito bem? Traga ele para a CãoBoy!