TV SOROCABA — Assim como os humanos, os bichos de estimação também têm um jeito próprio de se comunicar e agir. A comunicação dos cães é feita de diversas maneiras além do latido. Eles podem abanar o rabo, erguer ou abaixar as orelhas, chorar e gemer.
Segundo especialistas, o cão diz que quer algo quando late de maneira espaçada, como ração ou água. No entanto, o latido acompanhado de rosnado mostra que o cão está em alerta, porque há pessoas ou animais desconhecidos no ambiente. Já latidos frequentes e sem rosnado significam que o cão está prestes a atacar.
As orelhas para cima significam curiosidade ou confusão. Já orelhas para baixo, associadas ao latido, mostram que o cão vai atacar. Cauda abanando é sinal de felicidade e alegria com a companhia dos tutores. Quando o rabo está entre as pernas, é sinal de que o cão está com medo. Sentar-se de costas para o tutor – nesses casos, o pet está insatisfeito e nervoso com a situação, e dependendo da reação, pode atacar. Contudo, quando o animal se senta entre os pés ou no colo do tutor, mostra que ele quer proteção ou está ansioso.
Cães que lambem seus tutores estão mostrando que nutrem, amor, carinho e confiança por ele. Aquelas mordidinhas leves de vez em quando são formas de chamá-lo para brincar. Outro comportamento de cachorro comum é quando o pet cutuca o dono com o focinho. Nesses casos, eles querem atenção.