Da mesma forma que os humanos estão ficando mais doentes nas últimas décadas, os animais também estão. Eles contraem alergias de todos os tipos. A má alimentação é um dos principais fatores responsáveis por esse problema. Como alternativa para isso, surge a alimentação natural (AN) para pets.
A alimentação natural é uma dieta produzida e cozinhada com nutrientes balanceados e de qualidade para proporcionar qualidade de vida ao seu bichinho. Os alimentos são bem parecidos com os da alimentação humana. A diferença é que essa para pets não faz uso de temperos e de alguns alimentos específicos como cebola, alho e açúcares em geral.
Alguns benefícios dessa alimentação são:
• Proteção ao sistema urinário e rins;
• Fezes reduzidas;
• Carga glicêmica menor;
• Minimização de transtornos causados por uma dieta inadequada;
• O pet fica com mais vontade de comer.
Qualquer bichinho comprovadamente saudável pode receber AN cozida. Para os pets portadores de quadros crônicos, pode ser que sejam necessárias deitas especiais, com restrições e adições que auxiliam no controle da doença.
É muito importante que você consulte um profissional para saber a melhor forma de alimentar seu pet com essa alternativa. Os ingredientes das refeições variam de acordo com raça, peso, idade, sexo, castração, sedentarismo, peso, entre outras.
Não faça a transição da ração para a AN de forma brusca. Comece misturando a ração com os alimentos naturais. Depois, vá intercalando refeições de ração e das comidas saudáveis. Após um período alimentando seu amigo assim, você já pode começar a dar a ele apenas o que está na nova dieta.
Comidas naturais que podem ser dadas aos animais:
·Proteínas: Carne bovina, frango, carne suína, peru, cordeiro e coelho;
·Legumes: Cenoura, abóbora, mandioquinha, batata, batata-doce, inhame, vagem, brócolis, chuchu e abobrinha;
·Grãos: Predomina o arroz branco e o arroz integral.
Para cães jovens e adultos, um check-up veterinário físico deve ser feito anualmente na Cãoboy!