Ter um bichinho é uma vida cheia de alegrias, poucas coisas são tão boas quanto chegar em casa depois de um dia longo de trabalho e ser recebido com o carinho do seu pet. Infelizmente, não são só de alegrias que se vive um tutor, é provável que seu bichinho passe por momentos complicados relacionados a sua saúde, e nesses momentos o tutor precisa ser forte, principalmente quando ocorrem internações.
Assim que falamos disso o tutor já considera que o caso é grave, mas não é necessariamente o caso, consideramos como internação quando o animal necessita de cuidados diários na unidade de saúde, nesses casos é importante que o paciente fique mais de 24 horas no hospital. Por isso fique tranquilo, não é porque seu pet está internado que ele corre risco de vida, em certos casos é apenas uma precaução.
Quando um comportamento anormal é identificado em seu pet, e o tutor decide levá-lo para o veterinário ele passa inicialmente pelo pronto atendimento, onde os animais com casos sem muita gravidade são atendidos. No PA o paciente é avaliado, seus sintomas são observados e um diagnóstico é feito, com base nisso ele identifica a necessidade de hospitalização. Durante a internação o paciente fica em monitoramento constante, é colocado em leitos separados, em casos de doenças contagiosas o animal fica completamente isolado. Nesse tempo, o paciente recebe a medicação, alimentação e todo o suporte necessário para sua situação.
Existem várias situações que podem levar um animal para internação, mas podemos classifica-las em dois grupos, aqueles acometidos por alguma doença e os que sofrem algum tipo de acidente. Em ambos os casos eles passam pelos procedimentos descritos acima, mas quando o animal chega ao hospital em estado crítico de saúde, ele é enviado para a unidade de terapia semi-intensiva ou intensiva veterinária. Nesses casos, o acompanhamento é feito de forma mais intensa, passando por especialistas como cardiologistas, endocrinologistas, nefrologistas, fisioterapeutas e auxiliares de veterinária, aqui todos os esforços do hospital são dedicados a salvar a vida do paciente.
A internação é sempre desgastante, mesmo que por precaução, é difícil ficar 24 horas distante do seu bichinho. Mesmo em casos de tratamentos mais longos o tutor tem acesso a visitas controladas, onde pode matar a saudade enquanto acompanha a recuperação do seu pet. Aqui na CãoBoy nós entendemos pelo que o tutor passa nessas situações, por isso fazemos de tudo para que os momentos felizes voltem o quanto antes.