A relação entre pet e tutor evoluiu muito ao longo dos anos, hoje em dia nossos bichinhos são mais próximos de membros de nossa família do que apenas de estimação, não são poucos aqueles que abandonam o termo dono ou tutor pelo famigerado pai de pet. Independente se você é tutor ou pai de pet, ter um bichinho é uma maravilha, mas também uma grande responsabilidade, e é sua função lesar pela saúde de seus bichinhos e uma das ações mais importantes para isso é a vacinação.
Primeiramente a vacinação é importante para garantir uma vida mais saudável e digna para o animal, com isso doenças que antes poderiam causar danos graves ao bichinho podem ser reduzidas e até erradicadas. A vacinação também protege a saúde dos humanos, através do controle e erradicação de zoonoses, que passam a não circular livremente, reduzindo a chance de mutação e infecção.
É importantíssimo que o cartão de vacinação de seu pet esteja atualizado. Já nos primeiros dias de vida o tutor deve levar o pet ao veterinário para ser instruído nas primeiras vacinas. O cuidado também não pode ser limitado apenas aos primeiros dias de vida, ao longo do tempo a proteção fornecida pelas vacinas podem diminuir, por isso o tutor deve manter regularidade no veterinário e seguir as instruções do profissional.
Dentre as vacinas disponíveis no mercado existem algumas que são essenciais para a saúde de seu pet. As vacinas múltiplas ou polivalentes, v8 e v10, antirrábica, gripe e giardia são indispensáveis. Para gatos as vacinas v4 ou v5 e antirábica, também não podem faltar.
Além das vacinas obrigatórias e essenciais também existem outras que contribuem para a proteção da saúde do pet, mas o tutor, ou se preferir o pai de pet, não precisa conhecer tudo de vacinas para ter um bichinho saudável, basta ter um veterinário de confiança que irá aconselhá-lo da melhor forma possível, e os profissionais capacitados a instruí-los da melhor maneira possível estão na CãoBoy.