ESPECIALIDADES

A Cãoboy oferece completa estrutura de atendimento clínico, cirúrgico e diagnóstico para atender animais de estimação com toda qualidade e cuidado que merecem. Contando com equipamentos modernos, que contribuem para resultados precisos e confiáveis, e com uma equipe parceira pronta para obter os melhores resultados, acreditamos ter um atendimento diferencial para a região de Sorocaba. Confira abaixo nossa estrutura completa:

A Acupuntura é um método terapêutico originado na medicina tradicional chinesa, reconhecida mundialmente como uma medicina complementar e pode ser utilizada como forma de tratamento para diversos tipos de doenças em animais. Consiste na aplicação de agulhas especiais que estimulam pontos específicos do organismo, denominados acuopontos, com o objetivo de restabelecer o funcionamento normal do corpo do animal, bem como seu fluxo de energia.
Há diversas técnicas dentro da acupuntura, que vão desde aplicação de pequenos estímulos elétricos, aplicação de calor por erva específica até aplicação de medicamentos por meio dos acuopontos.

Entre os tipos de doenças mais comuns que a acupuntura tem apresentado resultados muito positivos estão:
– Lesões de coluna
– Insuficiência renal
– Dores crônicas
– Doenças pulmonares
– Doenças digestivas
– Doenças neurológicas
– Doenças do aparelho locomotor
– Doenças metabólicas
Como o tratamento traz melhoras ao animal, sua aceitação tem sido cada vez melhor, tanto pelos donos como pelos pacientes.

O processo anestésico envolve um conjunto de técnicas para atingir a imobilidade e inconsciência dos animais durante cirurgias e outras situações que requeiram que eles permaneçam imobilizados.
Este método é necessário, pois garante a segurança dos pets durante os procedimentos médicos, além de promover a qualidade de vida durante sua recuperação, afinal o animal não sente dor enquanto está sob efeito.

A Consulta Comportamental é uma eficiente ferramenta de prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas comportamentais apresentados pelos animais de estimação.
Por meio dela, o médico veterinário visa perceber o que leva o animal a adotar comportamentos considerados anormais e orienta o tutor a como proceder no dia-a-dia em busca do bem-estar para seu pet e de uma relação humano-animal mais saudável e feliz.
A consulta tem duração, em média, de uma hora e meia e nela ocorre uma longa conversa entre o veterinário e o tutor, além da observação do comportamento do animal, a fim de elaborar as necessárias recomendações para solucionar ou melhorar os conflitos apresentados.
Como parte do tratamento, são utilizadas mudanças no manejo, enriquecimento ambiental, treinamentos específicos através do adestramento, nutracêuticos, medicações e terapia com a utilização de feromônios. Esses métodos podem ser utilizados separadamente ou  associados, a fim de alcançar o resultado desejado.
A Consulta Comportamental é indicada para todos os animais que apresentem:

– Agressividade
– Latido em excesso
– Eliminações em locais inadequados
– Destruição de objetos
– Automutilação e comportamentos compulsivos
– Desobediência
– Ansiedade
– Medo e insegurança

A Dermatologia Veterinária é a especialidade que se dedica a diagnosticar e tratar doenças de pele, que acometem cães e gatos com bastante frequência. Essas doenças podem causar alto grau de estresse e grande sofrimento para os animais. Entre as doenças de pele mais comuns, podemos citar:
– Alergias
– Otite
– Infecções causadas por bactérias
– Infecções causadas por fungos
– Infestações de parasitas
É importante realizar diversos exames, como biópsias, cultura bacteriana, cultura fúngica, entre outros, para que o médico veterinário possa obter um diagnóstico preciso e oferecer o tratamento mais adequado e eficiente. Há casos de doenças que podem ser transmitidas dos animais para os humanos, portanto um acompanhamento veterinário é muito importante para a saúde de todos.

A endocrinologia veterinária é a especialidade responsável pelo estudo, diagnóstico e tratamento de doenças que afetam as glândulas produtoras de hormônios. As principais doenças relacionadas à essa especialidade, são: Diabette mellitus, Hipotireoidismo, Hipertireoidismo e Hiperadrenocorticismo. Os animais, quando atingidos por uma dessas patologias, podem apresentar diversos sintomas, entre eles estão: beber muita água, urinar exageradamente, apresentar elevado apetite, ganhar ou perder peso.

É um tratamento realizado por meio de medicamentos naturais e que não possui efeitos colaterais. Seu criador, o médico alemão Samuel Hahnemann, acreditava que o corpo acometido por um mal na verdade é uma forma de desequilíbrio ocasionada por algum tipo de perturbação da energia vital e que para se obter a cura basta restaurar essa energia. Portanto, o objetivo desse tratamento é a estimulação do sistema imunológico para promover a autocura  pelo restabelecimento do equilíbrio de energia.
Pode ser utilizada para tratar qualquer problema de saúde do animal, porém existem casos mais frequentes de indicações, como:
– Doenças neurológicas
– Doenças autoimunes
– Transtornos de comportamento
– Alergias respiratórias, digestivas e cutâneas
– Problemas dermatológicos de difícil controle
O tempo de resposta ao tratamento varia de caso para caso e as variantes principais são a forma com o que organismo do animal reage aos medicamentos e de quanto ele precisa ser restabelecido.

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Proin vitae dapibus est. Nunc sodales odio blandit dignissim cursus. Fusce nec ultrices ipsum. Vivamus pretium nunc malesuada, ullamcorper massa ut, malesuada dolor. Vivamus dapibus tempus placerat. Duis vitae odio quis tellus suscipit blandit in vel nibh. Pellentesque tempor bibendum lacus, eget eleifend nisl lobortis vel. Suspendisse nunc lorem, feugiat quis leo quis, interdum efficitur est.

A Neurologia Veterinária é uma especialidade que estuda as doenças que afetam o sistema nervoso dos animais. Essas doenças podem causar alterações anatômicas ou fisiológicas e precisam ser analisadas por um médico veterinário para se chegar a um diagnóstico.
Independentemente da queixa, sempre recomendamos realizar alguns exames muito importantes para que se chegue ao diagnóstico preciso. Entre eles, estão: Imagem radiográfica simples; Mielografia; Avaliação de licor cérebro-espinhal; Teste sorológico de toxoplasmose; Imunofluorencência direta; PCR; Teste sorológico para neosporose.
Alguns exemplos de doenças neurológicas:
– Convulsões
– Meningites
– Hérnias de disco
– Derrames
– Mielites
– Neoplasias
O sistema nervoso é composto por um tecido com mínimas possibilidades de regeneração. Quando as possibilidades existem, são lentas e limitadas. Porém, com tratamento adequado, é possível obter melhora do quadro clínico e evitar diversos tipos de sequelas. Portanto, detectar o problema o quanto antes significa mais chances do animal manter a sua vida o mais normal possível.

O profissional especializado em Odontologia diagnostica e trata de eventuais alterações que possam estar acometendo a saúde bucal do animal. Se as alterações forem diagnosticadas com antecedência há capacidade de evitar problemas mais graves.
Os casos mais comuns tratados pelo profissional são:
– Mau hálito
– Acúmulo de placa bacteriana
– Tártaro
– Doença periodontal
Esta última, se não tratada a tempo, pode afetar a saúde geral do animal, pois as bactérias podem se espalhar para coração, rins, fígado, articulações e pulmão por meio dos vasos sanguíneos.
Sem a frequente escovação dos dentes, que é uma tarefa difícil, mas importante, e sem o acompanhamento de veterinário, há grandes chances de o animal sofrer com a perda dos dentes.
Agende uma consulta na Cãoboy e certifique-se de que seu animal está livre desse perigo.

A Oftalmologia Veterinária é a especialidade responsável por cuidar da saúde dos olhos dos animais.
Predisposições de raças e desordens oftalmológicas de origem hereditária são frequentes em todas as espécies, mas são reconhecidas, principalmente em cães e gatos.
Em raças caninas com dobras cutâneas nasais e frontais em excesso, pelos mal direcionados ou pálpebras mal justapostas podem causar maior desconforto para o animal.
A maioria dos distúrbios oftalmológicos podem ser diagnosticados através de exames com equipamentos relativamente simples e profissional especializado.
As doenças oculares mais frequentes são:
– Catarata
– Glaucoma
– Uveíte
– Úlceras de córnea
– Doenças das pálpebras
– Doenças da retina
– Olho seco
O diagnóstico precoce e o tratamento adequado melhoram a qualidade de vida dos animais e mantêm sua visão saudável.

A Oncologia Veterinária é uma especialidade dedicada ao estudo, diagnóstico e tratamento de diversos tipos de câncer em animais.
O câncer atinge, principalmente, os cães e gatos mais idosos e, na maior parte dos casos, é tratado através de intervenção cirúrgica ou, quando há riscos de disseminação para outros órgãos, a quimioterapia é utilizada como tratamento complementar.
Os mais comuns são em animais são:
– Neoplasia mamária (tumores de mama, mais comuns em fêmeas)
– Sarcomas de tecidos moles (tumores mais comuns em animais com mais idade)
– Osteossarcoma (tumores nos ossos, mais comuns em animais idosos)
– Linfoma (podem surgir no corpo todo e são mais comuns em animais a partir de meia idade)
– Mastocitoma (tumores de pele, mais comuns em cães, geralmente idosos).

A Ortopedia Veterinária é a especialidade que tem como objetivo diagnosticar e tratar diversas alterações musculoesqueléticas dos animais, incluindo também doenças de origem hereditária.
As patologias ortopédicas mais comuns em cães e gatos, são:
– Displasia
– Artrose
– Luxação patelar
– Ruptura de ligamento
– Fraturas